conceito e quem somos

“FÉ E ARTE IV– Para além da beleza” quer continuar a ser uma oportunidade de formação estética e teológica, bem como um terreno estimulante, que proporcione o encontro fecundo entre interessados em criação artística e pensamento teológico.
Em 2002, o CAB organizava, em Braga, a primeira edição do evento Fé e Arte, reunindo, então, figuras tão relevantes como o Maestro António Victorino d’Almeida, o arquiteto Eduardo Souto Moura, a pintora Emília Nadal, apenas para nomear algumas. Em 2012 e 2014, o CAB, em parceria com o Seminário Conciliar de Braga, realizou novas edições do Fé e Arte. Dar Corpo à Graça e Elogio dos Sentidos: do Corpo e do Espírito foram os temas. PierAngelo Sequeri, Mark Rupnik, Stella Morra e AsbjØrn Andresen foram os conferencistas que enquadraram, numa e noutra edições, painéis constituídos por artistas de diferentes áreas. Da avaliação tão positiva do projeto, e no encalço daquela que vem sendo uma intuição dos Centros Universitários da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, o CAB pensou dar-lhe continuidade já dois anos depois. Esta nova edição, recompondo esse binómio antigo Fé e Arte, agora sob o mote Para além da beleza, deseja explorar outros sentidos e papéis da arte que não só o fruir do belo, mas o de denúncia, o de desinstalar-nos, a crítica, o feio. A fé cristã na encarnação do Logos e as várias expressões da criação artística poderão encontrar aqui um lugar comum, eclesial e culturalmente relevante.

Duas conferências principais e dois painéis que juntarão diversos artistas e pensadores para promover novos espaços de encontro entre criação e pensamento, culto e cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte, a fé e a relação entre ambas junto de novos públicos.